sábado, 21 de junho de 2008

Enquanto em canais como a CNN e até a portuguesa SIC Notícias conseguimos assistir a debates que são, por si, inteligentes e estimulantes (e isto, atenção, em pleno noticiário das 20:00!), canais de sinal aberto se queremos debates olhamos, procuramos, e vemos um vazio gritante apenas preenchido, e mal, pelo prós-e-contras.
Entre alguma intelectualidade o debate do prós-e-contras é citado, debatido e estripado até à saciedade, tema corrente nas conversas nos princípios de manhãs de terças. Tudo isto torna só por si a realidade ainda mais chocante: Não chega o programa ser longo, por vezes entrar no campo do monótono, ter ainda convidados apresentados como estrelas de rock (não esqueço a rídicula reverencia com que o Daniel Sampaio foi recebido uma vez) e, acima de tudo, a superficialidade com que alguns temas são tratados.
2f, 16 Junho 2008 Euro 2008: Coesão ou Alienação? Não esperava muito deste tema e não me desiludi. Achei particular piada aos sociólogos presentes, pareceram todos especialmente dedicados em desmantelar a personalidade do português típico, cola-la à imagem do estereótipo do gajo do anúncio da Sagres Zero. Faz muito com que me preveni contra teorias miraculosas de sociólogos abrigando-me nas palavras sempre certas de Vasco Pulido Valente: «Sociólogo: mistura de socialista com astrólogo».

Sem comentários: